CAPELA
SEMINÁRIO
APOSTÓLICO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
I
– ANTECEDENTES HISTÓRICOS
A construção do atual Seminário
Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio foi iniciada em 1954 para ser casa de
Noviciado dos Irmãos Maristas. O Noviciado foi instalado em fevereiro de 1956,
no dia 08 de dezembro de 1965 a propriedade da casa passou para a Congregação
dos Pobres Servos da Divina Providência, e a partir desta data funciona aqui o
Seminário.
II
– CONSTRUÇÃO DA CAPELA
A construção da capela foi iniciada em
1958, esta “Domus Dei”, foi construída como monumento comemorativo do
centenário das aparições de Nossa Senhora em Lourdes. Por isso, logo na entrada
podemos ver entalhado no pavimento com parquetes de cores diversas em grande
monograma de Maria ladeado com as datas 1858 – 1958.
O Pavimento do corpo da capela representa uma
grande cruz. Bem no centro no lugar do entroncamento dos braços, em lugar do
crucificado, está o monograma de Cristo e o símbolo (PX).
Na frente perto do banco da comunhão
dominam os símbolos da Eucaristia sacramento: Espigas de trigo intercaladas com
folhas e cachos de uva trabalhados em nó de pinho; e num pavimento da
capela-mor. Destacam-se os símbolos da Eucaristia Sacrifício: uma grande cruz
em canela preta e cerno de oliveira cercadas por hastes do trigo e duas cepas
de parreira feitas de carvalho brasileiro e que se cruzam no alto e prolongam
seus ramos zigue zagueando contornam o pé do altar sempre intercalando folhas e
cachos – cacho e folha.
Para a composição do pavimento foram
empregadas 15 variedades de madeira entre as quais dominam as que na Sagrada
Escritura simbolizam a Santíssima Virgem: a oliveira, o cipreste, o cinamomo ,
a canela, o carvalho, o cedro, o plátano, o álamo e outras mais.
A maior parte dos desenhos coloridos
dos painéis do pavimento, do corredor da capela-mor, são provenientes de velhos
cernes abandonados ao longo das divisas das primeiras propriedades rurais ou
construções decaídas.
As 40.000 peças tem as origens mais
diversas. Os desenhos brancos da capela-mor procedem do tronco da primeira
oliveira que um dos primeiros emigrantes, o bisnono Bridi plantou por volta de
1870.
Todo este material foi ajuntado,
retalhado, requadrado e refilado, e ali está no mosaico do pavimento da capela
com novo destino, com nova vida. O tamanho das peças vai desde o parquet
oficial até o tamanho de alguns milímetros quadrados.
O altar consagrado é todo ele feito em
mármore branco; desde os degraus até as banquetas. Para a confecção dele foram
empregadas 11 mesas de mármore que serviram em outros como mesas de refeitório
no internato Nossa Senhora do Rosário, foram importados da Itália por volta de
1920.
A mesa do altar, pedra única, como deve
ser nos altares consagrados é proveniente da Aluizio de Porto Alegre. Devido ao
seu caráter de consagrado, o altar é privilegiado para todos os sacerdotes.
As
colunas, em número de 12, cada uma dedicada a um dos apóstolos, como é usual
nas Igrejas consagradas, estão revestidas, logo a baixo das cruzes testemunhais
com madeiras de cinamomos procedentes das árvores de sombra plantadas no pátio
da primeira escola fundada pelos Irmãos Maristas em Bom Princípio.
Hoje
depois, de sessenta e três anos, estão aproveitadas na ornamentação desta
capela.
No
revestimento das colunas, foram empregados em (ilegível), permeio à madeira
“para dar um ar de solidez e sobriedade à base das colunas” uns 35.000 Belmazes
de metal amarelo e umas 70.000 plaquetas de latão. Cada coluna traz o nome e o
símbolo do Apóstolo respectivo.
O
revestimento das paredes da capela até 1 m e 20 de altura foi igualmente
planejado e executado pelos noviços. Trata-se de um trabalho de entalhe e
encaixe representando os principais sacrifícios do Antigo Testamento, as
promessas da Eucaristia e do Sacerdócio do Novo Testamento, terminando com o
sacrifício do altar e o sacrifício da cruz.
A
série de símbolos e representações inicia na porta de entrada no começo o
vazio, o nada; logo a seguir à direita, os quadros iniciam com a primeira frase
do Antigo Testamento em hebraico: “No princípio Deus criou o céu e a terra”. À
esquerda inicia com a primeira frase do Novo Testamento em grego: “No princípio
era o Verbo”. Vem a seguir a representação da criação e a queda do homem com a
sucessão dos sacrifícios, desde o de Abel até o da cruz. Nos 54 quadros medindo
1,20 por 1,20 m que representam a história dos sacrifícios, foram empregadas
umas 40 espécies de madeiras diversas, em lâminas de apenas 0,70 mm. Nestes
quadros além das paisagens estão representados ais de 200 entes animados;
personagens humanas, angélicos, diabólicos e animais.
Para
a composição destes quadros, foram empregados de 2.000 pequeninas peças de
madeira, devidamente desenhada, recortada, trabalhada e colada individualmente
a fim de formar o desenho do quadro.
Os
vidros representam a vida e a obra de São João Calábria, fundador das
Congregações dos Pobres Servos e das pobres Servas da Divina Providência
que representam os principais tópicos
biográficos; iniciam com o nascimento e terminam com a sua morte, passando pelo
início da Obra acolhendo em sua casa o primeiro menino abandonado e pelo envio
dos primeiros missionário para a Índia.
O
altar está encimado pela cena da crucificação pintada pelo Irmão Nilo Rech, que
deixou também para a casa além deste painel, o primeiro esboço do painel de
Nossa senhora de Lourdes na base da torre no pátio.
Esta
capela foi fruto das horas de lazer, de dedicação e de espírito de família.
III
CONSAGRAÇÃO
Em 1959 Dom Benedito voltava da Europa
trazendo diversas relíquias insignes de vários Santos Mártires da Igreja
primitiva de Roma.
Na
primeira visita que fez ao Noviciado, pronunciou a seguinte frase que ficou
registrada nos anais da casa: “Convém que seja consagrada a capela onde
anualmente grupos de jovens se consagram a Deus”.
No
dia 13 de agosto do mesmo ano foi feita a solene transladação das relíquias de
Santo Agapito, Santo Adeodato e de Santo Felicíssimo para a casa do Noviciado.
No
dia 14 toda a comunidade, juntamente com o senhor Bispo celebrou jejum e uma
vigília noturna em preparação à Solene Consagração que se realizaria no dia
seguinte.
No
dia 15 de agosto de 1959, Festa da Assunção de Maria ao Céu, em cerimônia
própria, esta capela foi consagrada a Deus para o culto Divino sob o título de
“Nossa senhora de Caravaggio”
O
altar igualmente consagrado tornou-se desde esse dia o túmulo dos mártires
romano Santo Agapito, Santo Adeodato e São Felicíssimo.
Fim do dilúvio e sacrifício da família de Noé
Escada do sonho de Jacó
Esta obra de arte se encontra no Seminário Apostólico, mas pertence a todos os que por ele passaram: Congregação, padres, irmãos, ex-seminaristas e comunidade próxima do Seminário. Precisamos devolver-lhe a beleza inicial com a recuperação dos painéis acima descritos e o piso . Abaixo uma amostra de painel que necessita com urgência de restauração.
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