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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CAPELA DO SEMINÁRIO

CAPELA
SEMINÁRIO APOSTÓLICO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

I – ANTECEDENTES HISTÓRICOS
         A construção do atual Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio foi iniciada em 1954 para ser casa de Noviciado dos Irmãos Maristas. O Noviciado foi instalado em fevereiro de 1956, no dia 08 de dezembro de 1965 a propriedade da casa passou para a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, e a partir desta data funciona aqui o Seminário.

II – CONSTRUÇÃO DA CAPELA
         A construção da capela foi iniciada em 1958, esta “Domus Dei”, foi construída como monumento comemorativo do centenário das aparições de Nossa Senhora em Lourdes. Por isso, logo na entrada podemos ver entalhado no pavimento com parquetes de cores diversas em grande monograma de Maria ladeado com as datas 1858 – 1958.

          O Pavimento do corpo da capela representa uma grande cruz. Bem no centro no lugar do entroncamento dos braços, em lugar do crucificado, está o monograma de Cristo e o símbolo (PX).

         Na frente perto do banco da comunhão dominam os símbolos da Eucaristia sacramento: Espigas de trigo intercaladas com folhas e cachos de uva trabalhados em nó de pinho; e num pavimento da capela-mor. Destacam-se os símbolos da Eucaristia Sacrifício: uma grande cruz em canela preta e cerno de oliveira cercadas por hastes do trigo e duas cepas de parreira feitas de carvalho brasileiro e que se cruzam no alto e prolongam seus ramos zigue zagueando contornam o pé do altar sempre intercalando folhas e cachos – cacho e folha.

         Para a composição do pavimento foram empregadas 15 variedades de madeira entre as quais dominam as que na Sagrada Escritura simbolizam a Santíssima Virgem: a oliveira, o cipreste, o cinamomo , a canela, o carvalho, o cedro, o plátano, o álamo e outras mais.
         A maior parte dos desenhos coloridos dos painéis do pavimento, do corredor da capela-mor, são provenientes de velhos cernes abandonados ao longo das divisas das primeiras propriedades rurais ou construções decaídas.
         As 40.000 peças tem as origens mais diversas. Os desenhos brancos da capela-mor procedem do tronco da primeira oliveira que um dos primeiros emigrantes, o bisnono Bridi plantou por volta de 1870.
         Todo este material foi ajuntado, retalhado, requadrado e refilado, e ali está no mosaico do pavimento da capela com novo destino, com nova vida. O tamanho das peças vai desde o parquet oficial até o tamanho de alguns milímetros quadrados.
         O altar consagrado é todo ele feito em mármore branco; desde os degraus até as banquetas. Para a confecção dele foram empregadas 11 mesas de mármore que serviram em outros como mesas de refeitório no internato Nossa Senhora do Rosário, foram importados da Itália por volta de 1920.
         A mesa do altar, pedra única, como deve ser nos altares consagrados é proveniente da Aluizio de Porto Alegre. Devido ao seu caráter de consagrado, o altar é privilegiado para todos os sacerdotes.
As colunas, em número de 12, cada uma dedicada a um dos apóstolos, como é usual nas Igrejas consagradas, estão revestidas, logo a baixo das cruzes testemunhais com madeiras de cinamomos procedentes das árvores de sombra plantadas no pátio da primeira escola fundada pelos Irmãos Maristas em Bom Princípio.
Hoje depois, de sessenta e três anos, estão aproveitadas na ornamentação desta capela.
No revestimento das colunas, foram empregados em (ilegível), permeio à madeira “para dar um ar de solidez e sobriedade à base das colunas” uns 35.000 Belmazes de metal amarelo e umas 70.000 plaquetas de latão. Cada coluna traz o nome e o símbolo do Apóstolo respectivo.

O revestimento das paredes da capela até 1 m e 20 de altura foi igualmente planejado e executado pelos noviços. Trata-se de um trabalho de entalhe e encaixe representando os principais sacrifícios do Antigo Testamento, as promessas da Eucaristia e do Sacerdócio do Novo Testamento, terminando com o sacrifício do altar e o sacrifício da cruz.
A série de símbolos e representações inicia na porta de entrada no começo o vazio, o nada; logo a seguir à direita, os quadros iniciam com a primeira frase do Antigo Testamento em hebraico: “No princípio Deus criou o céu e a terra”. À esquerda inicia com a primeira frase do Novo Testamento em grego: “No princípio era o Verbo”. Vem a seguir a representação da criação e a queda do homem com a sucessão dos sacrifícios, desde o de Abel até o da cruz. Nos 54 quadros medindo 1,20 por 1,20 m que representam a história dos sacrifícios, foram empregadas umas 40 espécies de madeiras diversas, em lâminas de apenas 0,70 mm. Nestes quadros além das paisagens estão representados ais de 200 entes animados; personagens humanas, angélicos, diabólicos e animais.

Para a composição destes quadros, foram empregados de 2.000 pequeninas peças de madeira, devidamente desenhada, recortada, trabalhada e colada individualmente a fim de formar o desenho do quadro.
Os vidros representam a vida e a obra de São João Calábria, fundador das Congregações dos Pobres Servos e das pobres Servas da Divina Providência que  representam os principais tópicos biográficos; iniciam com o nascimento e terminam com a sua morte, passando pelo início da Obra acolhendo em sua casa o primeiro menino abandonado e pelo envio dos primeiros missionário para a Índia.
O altar está encimado pela cena da crucificação pintada pelo Irmão Nilo Rech, que deixou também para a casa além deste painel, o primeiro esboço do painel de Nossa senhora de Lourdes na base da torre no pátio.
Esta capela foi fruto das horas de lazer, de dedicação e de espírito de família.

III CONSAGRAÇÃO
         Em 1959 Dom Benedito voltava da Europa trazendo diversas relíquias insignes de vários Santos Mártires da Igreja primitiva de Roma.
Na primeira visita que fez ao Noviciado, pronunciou a seguinte frase que ficou registrada nos anais da casa: “Convém que seja consagrada a capela onde anualmente grupos de jovens se consagram a Deus”.
         No dia 13 de agosto do mesmo ano foi feita a solene transladação das relíquias de Santo Agapito, Santo Adeodato e de Santo Felicíssimo para a casa do Noviciado.
No dia 14 toda a comunidade, juntamente com o senhor Bispo celebrou jejum e uma vigília noturna em preparação à Solene Consagração que se realizaria no dia seguinte.
No dia 15 de agosto de 1959, Festa da Assunção de Maria ao Céu, em cerimônia própria, esta capela foi consagrada a Deus para o culto Divino sob o título de “Nossa senhora de Caravaggio”
O altar igualmente consagrado tornou-se desde esse dia o túmulo dos mártires romano Santo Agapito, Santo Adeodato e São Felicíssimo.

Fim do dilúvio e sacrifício da família de Noé


Escada do sonho de Jacó

Esta obra de arte se encontra no Seminário Apostólico, mas pertence a todos os que por ele passaram: Congregação, padres, irmãos, ex-seminaristas e comunidade próxima do Seminário. Precisamos devolver-lhe a beleza inicial com a recuperação dos painéis acima descritos e o piso . Abaixo uma amostra de painel que necessita com urgência de restauração.






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